29/09/2019 0 comentários

NANUQUE

Nanuque é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na Região Sudeste do país, pertencente à mesorregião do Vale do Mucuri e a microrregião de Nanuque, tendo a Serra dos Aimorés como relevo predominante. Considerada a 78ª cidade mais populosa do estado, a 2ª do nordeste mineiro e a 1ª de sua microrregião, com 40.834 habitantes segundo censo de 2010. De acordo com o DENATRAN sua frota é de 17.782 veículos automotores. Como pólo regional de dez municípios, sua microrregião somam 116.545 habitantes e área total de 8.471,872 km². A cidade de Nanuque referência por ser rota para o litoral norte do estado do Espírito Santo pela rodovia estadual LMG-719 e para o litoral sul do estado da Bahia pela rodovia federal BR-418, sendo que Nanuque está 640 km à nordeste da capital estadual Belo Horizonte e 1257 km ao leste da capital federal Brasília.

Nanuque é uma cidade turística pertencente ao Circuito das Pedras Preciosas, caracterizada por suas montanhas elevadas como a Pedra do Fritz, que é considerada o maior ponto para a prática de base jump do país, além da canoagem pelo rio Mucuri e a escalada da Pedra Presidente Bueno. Em seu meio urbano, Nanuque oferece excelentes e variadas hospedagens em hotéis, restaurantes com o melhor da culinária mineira, além de praças, lagos e a hospitalidade do interior de minas.

Numa aventura pela terra, céu e água, Nanuque se destaca como um point turístico de aventura brasileiro, harmoniando os elementos da natureza, locais desafiadores e uma vista de rara beleza, onde os turistas podem desafiar seus próprios limites.

Dentre os pontos turísticos naturais estão a Serra dos Aimorés, onde pode ser visto os limites de três estados subindo na Pedra do Fritz, que fica a 25 km do centro de Nanuque e possui aproximadamente mil metros de altitude, sendo o maior ponto de montanhismo do nordeste de Minas Gerais, avistando de lá as belezas mineiras, capixabas e baianas num raio de 360º. O fritz é um local perfeito para a prática de alguns esportes como o paraquedismo de montanha e escalada, que requer um bom preparo físico e conhecimento do local.

A cidade também possui a Pedra Presidente Bueno, com uma deslumbrante vista para a cidade, e o rio Mucuri, um bom local para a prática de canoagem.

Pedra do Fritz na Serra dos Aimorés…Dentre os pontos turísticos construídos estão a Lagoa de Santa Clara dentro do Rio Mucuri, próximo a Usina Hidrelétrica de Santa Clara, a Lagoa dos Namorados no Bairro Israel Pinheiro, Praça Américo Machado (Gurilândia), em frente a Prefeitura, Ponte Magalhães Pinto na área Central, com vista para a Pedra do Bueno, Rio Mucuri e a Árvore das Garças.

A economia nanuquense gira em torno da pecuária e agricultura como pontos relevantes, com empresa do ramo frigorífico e de destilaria de álcool e açúcar. Nanuque possui 7 instituições financeiras.

A região que compreende como Vale do Mucuri começou a ser desbravada no decorrer do século XVI, em expedições que tinham como objetivo encontrar ouro e diamante, porém somente em 1853 é que chega ao lugar a chamada “Companhia de Comércio e Navegação do Mucuri”, que tinha objetivo de povoar a região e era comandada por Teófilo Ottoni.

Teófilo Benedito Ottoni sonhava com que Minas Gerais pudesse ter um pedacinho do litoral brasileiro e por isso criou a via ferroviária conhecida como Estrada de Ferro Bahia e Minas, que ligava a cidade de Araçuaí, em Minas Gerais, até Caravelas, no estado da Bahia6 transportando cargas de madeira, visando o crescimento e desenvolvimento regional. Mas seu sonho não se concretizou, o Estado da Bahia resolveu tomar posse das terras onde hoje é considerado como o sul deste estado e Minas perdeu definitivamente um lugar próximo ao oceano.

Nanuque, antigo distrito criado em 1923 (denominado Indiana até 1943) foi elevado a categoria de município em 27 de dezembro de 1948 pela Lei n° 336. Em Nanuque “bugre de cabelos negros” na definição de seu nome, já teve seus momentos de forte economia no setor madeireiro, com grandes empresas do ramo como a Brasil-Holanda que desfrutava de toda a madeira da região. .7

Em meio ao crescimento acelerado de cidades próximas como Teófilo Otoni e Teixeira de Freitas e ao grande número de nanuquenses se deslocando para os grandes centros urbanos do país como São Paulo, Belo Horizonte e Vitória, a cidade foi perdendo mercado e importância regional.

VALE A PENA CONHECER NANUQUE

HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM NANUQUE.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório