29/09/2019 0 comentários

MONTE SIÃO

No extremo Sul de Minas Gerais, fazendo divisa com o Estado de São Paulo, está Monte Sião, a “Capital Nacional do Tricô”. Atualmente, a cidade pertence ao Circuito Turístico das Malhas e é conhecida nacionalmente pelo famoso turismo de compras.

Além disso, os visitantes têm a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos: Morro do Pelado, o Museu Histórico e Geográfico, a Praça Mário Zucato e o Santuário da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. O grande atrativo, porém, é o fato de o município ser classificado como estância hidromineral. O grande desenvolvimento do ofício em tecelagem, colchas, toalhas, peças de roupas, entre outras, levou Monte Sião a ser considerada a “Capital Nacional do Tricô” em 1973. Quem visita a cidade também tem a oportunidade de encontrar a famosa “Porcelana Monte Sião”, que é produzida em forno a lenha e tem como diferencial a valorização do trabalho artesanal, do exclusivo, onde cada peça é tratada como única e tem como característica marcante os motivos florais pintados em azul sobre fundo branco.

O que impulsiona as atividades econômicas em Monte Sião é a confecção de roupas de malhas, por intermédio de microempresas, e sua comercialização em alta escala. A produção é vendida em feiras permanentes e anuais nas mais de 800 lojas instaladas no centro da cidade, que atraem visitantes de várias partes do País e do exterior; ficando a agricultura, representada pelo café e milho, em segundo lugar.

Além da fabricação de peças de vestuário e porcelana, Monte Sião dispõe, naturalmente, de clima ameno – é privilegiada pelo ar puro das montanhas, bem como pelas paisagens belíssimas, lagos para pesca e fontes de água mineral. Seus hotéis são aconchegantes e contam com agradáveis restaurantes que servem a deliciosa comida mineira. Os destaques do calendário de eventos de Monte Sião são a Tricofest, o carnaval, o Encontro de Bandas, o Motocross e as festas à fantasia, do Peão, Italiana e de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.

VALE A PENA CONHECER MONTE SIÃO

HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM MONTE SIÃO.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório