28/09/2019 0 comentários

JABOTICATUBAS

O município de Jaboticatubas localiza-se na Serra do Espinhaço, declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em razão da rica biodiversidade e é um dos destinos que compõem a região da Serra do Cipó. Destaca-se que o seu território integra o Parque Nacional da Serra do Cipó num percentual de 80% da área total, bem como a grande diversidade de recursos naturais e riqueza biológica, os recursos hídricos e ainda, os Rios Cipó, Vermelho e Rio das Velhas.

Sua estrutura urbana é a de uma tradicional cidade mineira, com um povo hospitaleiro, culinária típica, igrejas centenárias, comunidades tradicionais quilombolas, festejos folclóricos, religiosidade, cachoeiras, fazendas e outros monumentos históricos. Estas características elevam Jaboticatubas à condição de detentor de bens imateriais que conformam a própria identidade cultural do Estado de Minas Gerais.

Uma prova desta representatividade e de sua vocação natural para o turismo foi a sua adesão como município fundador do Circuito Parque Nacional da Serra do Cipó, instituição com relevante papel no planejamento e desenvolvimento do turismo na região (Instrução Normativa nº 417/2000).

Todavia o município também oferece uma infra-estrutura básica que atende a população e visitantes tais como: Posto de Saúde, Hospital, Cras, Banco do Brasil, Posto de Combustível, Fórum, saneamento básico, coleta de lixo, tratamento de esgoto e água, acessos para MG010 e MG020, estradas pavimentadas e não pavimentadas, transportes internos e externos, ensino, posto de combustível, agência bancária, agência do Correio, supermercados, lojas em geral,etc.

O Turismo na região já se constitui como uma atividade econômica consolidada para as comunidades residentes ao longo da Serra, tendo um fluxo de turistas significativo, principalmente nos finais de semana e feriados. Tal fato possui relação direta com sua localização próxima a Belo Horizonte e sua região metropolitana, e pelo fácil acesso ao local, uma vez que este se dá através de rodovia MG-10, hoje, pavimentada e sinalizada. Dessa forma, a região recebe forte pressão do grande e constante fluxo de turistas provenientes da capital e seus arredores.

São José da Serra, um dos povoados do município de Jaboticatubas – MG é um dos vários exemplos de pequenos vilarejos que recebem a pressão do grande fluxo de turistas provenientes dos centros urbanos. O povoado localiza-se na região da Serra do Cipó e possui diversos atrativos advindos de suas belezas naturais.

Jaboticatubas integra também a rota da Estrada Real, produto turístico consolidado, de grande visibilidade e relevância no estado, divulgado em todo o país e no exterior. A origem do nome da cidade está no rio Jaboticatubas, que banha suas terras. A palavra vem do tupi “yabuti-guaba-tyba”, “jabuticabal”. Significa também “comida de cágado” ou “fruto de que se alimenta o jabuti”.

A principal atividade econômica local é a agropecuária. E o turismo é outra atividade que vem despontando, devido à grande beleza natural e paisagística da área da Serra do Cipó,que abrange o município, com suas inúmeras cachoeiras.

O Parque Nacional da Serra do Cipó compreende, entre outros, o município de Jaboticatubas, e é em sua área que estão as corredeiras do “Canyon”. Elas representam um dos mais importantes atrativos do Parque e impressionam, pela força e pela história da última enchente que arrastou imensas pedras pelos seis quilômetros que o formam.

Com uma altura de aproximadamente 100 m, o “canyon” é o encontro da Serra de Confins com a Serra Bandeirinhas, de onde despontam as orquídeas e as famosas e variadas espécies de flores, que povoam a Serra do Cipó.

Fazendas do início de sua ocupação estão presentes no município. Uma delas é a do Campinho, instalada desde o século XVIII e hoje produz queijos. A religiosidade também tem espaço em Jaboticatubas, com a singela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XIX e reformada no século XX e a Capela de São José do Cipó.

VALE A PENA CONHECER JABOTICATUBAS

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM JABOTICATUBAS.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório