28/09/2019 0 comentários

IPATINGA

Negócios é o ponto forte de Ipatinga quando o assunto é turismo. Ainda mais que a cidade abriga operações de algumas das principais empresas de Minas Gerais, como a Usiminas. Mas, apesar das características industriais, o destino possui vários parques ecológicos, com destaque para o Parque do Ipanema, com projeto de Burle Marx e que ocupa um milhão de metros quadrados. Além de contar com extensa área verde, possui lago com ilha, ciclovias, locais para caminhadas e ótima infraestrutura. Dentre os atrativos culturais estão o antigo prédio da Estação Ferroviária, conhecida como Estação Memória e o Centro Cultural Usiminas.

O Parque Ipanema é um complexo de lazer com boa infraestrutura. Foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx e conta com mais de 12 mil árvores plantadas.  Dentro do complexo encontra-se a Estação Pouso de Água Limpa, o Centro de Ciências, o Estádio Municipal Ipatingão, o Kartódromo Emerson Fittipaldi, e o Centro Esportivo e Cultural 7 de outubro.

O Parque Estadual do Rio Doce é outra opção de passeio para o visitante que deseja um contato próximo com a natureza. São cerca de quarenta lagoas naturais, além de trilhas cercadas pela Mata Atlântica e relevante biodiversidade.

O Centro Cultural Usiminas foi criado em 1993 e tem uma abrangência regional que extrapola o município. Ela leva também às cidades vizinhas uma programação diversificada, como oficinas, espetáculos e apresentações teatrais e musicais. Sedia eventos como a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança e o Ipatinga Live Jazz.

O Parque das Cachoeiras é composto por cachoeiras exuberantes, piscinas naturais e artificiais, bosques e pedras esculturais, onde adultos e crianças interagem com a natureza.

A Estação Ipatinga foi construída em 1930 e remete ao pequeno vilarejo que até início de 1960 contava com pouco mais de 60 casas e 200 habitantes. Hoje sedia a Estação Memória, um referencial da história do município.

A cidade de Ipatinga destaca-se em seu turismo. A Usiminas, juntamente com a prefeitura vem investindo no turismo de negócios. Atualmente, o município já é o terceiro maior de todo estado de Minas Gerais nesse setor turístico, ficando atrás de Uberlândia e Juiz de Fora. Quanto ao lazer, o município possui ainda diversas atrações turísticas em seu território, sendo em área rural ou na zona urbana de Ipatinga. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), existiam no ano de 2000 cerca de 37 hotéis em toda cidade. Ipatinga, juntamente com Açucena, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Jaguaraçu, Marliéria, Santana do Paraíso e São Domingos do Prata faz parte do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas Gerais, que foi criado em dezembro de 2009 pela Secretaria de Estado de Turismo com o objetivo de estimular o turismo ecológico na região.

VALE A PENA CONHECER IPATINGA

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM IPATINGA.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório