28/09/2019 0 comentários

GOVERNADOR VALADARES

Diversificada e privilegiada pela natureza, a cidade tornou-se um roteiro ideal para os amantes do Turismo de Aventura e Ecoturismo. Rios, corredeiras, cachoeiras e muitas serras ilustram o ambiente ideal para a prática de esportes como caiaques, boiacross, escalada, rapel,mountain bike e treeking, com destaque maior para os saltos de voo livre no Pico da Ibituruna.

A cidade é polo na educação, saúde e comércio do Vale do Rio Doce. As noites movimentadas, a boa gastronomia, as avenidas largas, as ruas arborizadas e as diversas praças completam o cenário hospitaleiro e de afabilidade da população valadarense.

Governador Valadares é, sem dúvida, um lugar ideal para avistar os horizontes de Minas margeados pelo Rio Doce. Encante-se com o Pico da Ibituruna, pedra negra, imponente e emoldurada pela bela natureza de toda a região. Do alto uma visão fascinante da cidade.

É um pólo econômico do médio Vale do Rio Doce, exercendo significativa influência sobre o leste e nordeste de Minas Gerais e alguns municípios do estado do Espírito Santo. A maior parte de seu território situa-se na margem esquerda do Rio Doce, a 324 quilômetros de Belo Horizonte e a 410 quilômetros de Vitória.

É sede de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Vôo Livre sendo que os competidores saltam do Pico da Ibituruna, de onde se pode avistar toda a região do Vale do Rio Doce, cujo leito está aos pés do pico. Também sedia vários campeonatos de vôo livre internacionais.

Soma-se isso a produção e o intenso comércio de pedras preciosas, tanto que ocorre no município todos os anos o “Brazil Gem Show”, evento que consiste no comércio de gemas e pedras preciosas e que recebe visitantes do Brasil e de todo o mundo. Nessa mesma época é grande também, em função do evento, o fluxo de dólares no município, em razão da grande quantidade de visitantes estrangeiros.

Governador Valadares possui atrativos naturais que não podem deixar de ser vistos. As dicas são: Pico da Ibituruna – Com 1.123 metros de altitude acima do nível do mar, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do vôo livre. Além do vôo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura. É uma marca registrada de Governador Valadares, sendo um dos mais lindos cartões postais. Ilha dos Araújos – É um bairro residencial com lindas casas e paisagens ao som do Rio Doce quebrando entre as pedras no fundo do rio. Excelente para a prática de esportes como uma caminhada ou um passeio de bicicleta e até mesmo para o lazer. Com 4,5 km de extensão e intensa arborização. Açucareira – Antiga usina de cana-de-açúcar, a Açucareira foi recentemente tombada como patrimônio histórico de Governador Valadares.

Está em estudo um projeto para transformá-la em um grande centro cultural da cidade. Praça dos Pioneiros – Todas as Quintas e Domingos reúnem-se os cidadãos valadarenses para apreciar a chamada “feirinha”. Tradição em Valadares, na feirinha tem churrasquinhos no espeto, tortas, caldos e bebidas. Adultos, jovens e crianças apreciam as delícias oferecidas pelos comerciantes. Não podendo de evidenciar o “trenzinho da alegria” que mais se parece com aqueles trios elétricos no qual é diversão garantida para a garotada e também para os pais.

Praça Serra Lima – É uma homenagem a um dos pioneiros de Governador Valadares: José Serra Lima, o homem que projetou a rea central da cidade. Ela é um dos pontos mais tradicionais, e que não passa desapercebida. É exuberante para quem trafega pelo centro. Possui um chafariz com iluminação, e no natal, ela destaca-se pelos arranjos natalinos nas oitis (árvore urbana predominante). Praça da Estação (CVRD) – Ou Praça João Paulo Pinheiro, tem a primeira locomotiva a cruzar a cidade entre as décadas de 1920 e 1930. Ponte do São Raimundo – É a primeira ponte da cidade. Surgiu com o progresso da rodovia BR 116 (Rio-Bahia).

Quem passa por ela, vê a grande extensão do Rio Doce e a cidade bem ao fundo. Rio Doce – Visto em vários bairros da cidade, o Rio Doce é admirado por sua largura e comprimento. Em toda a sua margem há árvores e gramas. Alguns pontos com pedras, fazendo assim um barulho de cachoeira inconfundível. Pássaros também são vistos com freqüencia. Lindas garças brancas e outras espécies canárias. Museu da Cidade (Governador Valadares) – O Museu Histórico do Município de Governador Valadares foi fundado em 1983, com o nome de Museu da Cidade. Abriga uma variada gama de objetos, com um acervo de mais de 1.200 peças, desde instrumentos de suplício (utilizados para castigar escravos), trajes litúrgicos antigos, aparelhos telefônicos, cerâmicas indígenas, documentos e fotografias até pequenas curiosidades como a cópia da Planta Original do Traçado da Cidade.

Teatro Atiaia – Peças teatrais, bandas de jazz, seminários, palestras são realizadas todos os meses. Uma variedade cultural para agradar todos os públicos. Mercado Municipal (Governador Valadares) – É um dos locais de maior tradição da cidade de quase 300 mil habitantes. Após passar por um processo de revitalização com recursos do governo estadual, o velho mercado, inaugurado na década de 1940, foi entregue à população em março de 2007 completamente reestruturado. Os trabalhos de recuperação de um dos principais centros comerciais da cidade se prolongaram por cerca de dois anos. Uma gigantesca estrutura metálica foi erguida sobre a área de 9.500 metros quadrados.

Governador Valadares possui um calendário de eventos bastante procurado, tanto pelo turista em busca de lazer como pelo turista que vai a cidade à negócios. Os principais eventos são: Festa da Fantasia Uma das maiores do gênero no Brasil e a maior de Minas Gerais ocorre no mês de maio de 2009. Conta com a participação de expressivos cantores e grupos musicais nacionais. GV Folia – Carnaval fora de época. Ocorre todo ano em abril, em 2007 foi eleita a micareta mais segura do país. Com excelente estrutura e bandas nacionais a festa movimenta a cidade em seus 3 ou 4 dias deixando os Hotéis lotados. GV Folia 2009 – Asa de Águia, Chiclete com Banana, Banda Eva, Tomate e Axé Mondo. TIM Valadares Jazz Festival – O Festival de Jazz de Governador Valadares, chega à sua décima primeira edição cumprindo a missão de levar aos valadarenses e aos mineiros do leste de Minas Gerais, o melhor do jazz e da música instrumental brasileira, com o vigor e a energia que sempre caracterizaram o evento.

Em 2008 o festival aconteceu entre os dias 16 e 19 de julho e foi dedicado aos 50 anos da Bossa Nova. A Bossa Nova, movimento musical que tem status de ritmo, completou 50 anos em 2008. Expoleste – A Expoleste é uma feira de negócios do Leste de Minas, tem como objetivo ser uma vitrine do desenvolvimento da região. Reúne diversos setores da economia e promove a interação entre público – consumidor, fornecedores, imprensa e meio empresarial. Sua credibilidade levou à inclusão no calendário oficial de eventos da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio de Minas Gerais e no calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Expoagro – A exposição é realizada no mês de julho, promovida pela união ruralista Rio Doce. Sua duração é de uma semana.

Dentro da programação constam exposições, leilões, concursos de animais, rodeios, vaquejadas e shows artísticos. A exposição é o maior evento do setor agropecuário, com destaques para bovinos e eqüinos da região do Vale do Rio Doce. A exposição vem atraindo cada vez mais visitantes e expositores das diversas regiões de Minas. Brasil Gem Show – Brazil Gem Show é considerada a maior e mais importante feira da América Latina no segmento de pedras e gemas. Depois de já ter sediado anos atrás a feira será realizada no município por quatro anos consecutivos (2007/08/09/10).

VALE A PENA CONHECER GOVERNADOR VALADARES

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM GOVERNADOR VALADARES.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório