27/09/2019 0 comentários

ALFENAS

O município localizado no Sul de Minas é conhecido como “a porta de entrada para o ‘mar doce’ de Minas Gerais”, por ser banhado pelas águas do Lago de Furnas, um dos maiores da América Latina.

O tucunaré, peixe muito encontrado nas águas do Lago de Furnas, tem atraído para a região uma grande quantidade de pescadores esportistas. A variedade do peixe mais encontrada é a azul, que pode ultrapassar os 5 quilos. Além da pesca, o lago permite a navegação de vários tipos de embarcação, inclusive de veleiros, e outras atividades aquáticas.

Outro local de destaque é a Casa do Artesão, onde são realizados trabalhos em madeira, alumínio, vidro, bordado crochê, biscuit e material reciclável. As comidas típicas também são destaque da cultura local, entre elas, a mais tradicional é a traíra frita.

A cafeicultura é uma das atividades mais predominantes em Alfenas, sendo no município a sede do Brazil Speciality Coffee Association. A cidade recebe jovens de várias partes de Minas Gerais e de outros Estados por causa das escolas de ensino superior do município – uma universidade federal e algumas particulares.

Os primeiros habitantes aproximaram-se da região do atual município de Alfenas por volta de 1800. Embora o grande movimento de pessoas da época se devesse à busca do ouro, essa região foi procurada pela notícia de suas fartas terras e clima ameno, além da abundância de água.

Em 1805, Francisco Siqueira Campos e sua esposa, Floriana Ferreira de Araújo, doaram terras para a construção de uma capela, consagrada a São José e Nossa Senhora das Dores, nos domínios da Fazenda da Pedra Branca. A construção do templo teve no Alferes Domingos Vieira e Silva seu principal empreendedor, que, com outros amigos, traçou os arruamentos, localizando as praças e iniciando diversas edificações.

Em 1832, por resolução do Imperador D. Pedro I, foi criada a Paróquia de São José dos Alfenas, que passaria, em 1839, à freguesia de Alfenas e, posteriormente, a São José e Dores de Alfenas. Com a criação da Vila, em 1860, passou a denominar-se “Vila Formosa”, sendo elevada à categoria de cidade em 1869, como “Vila Formosa de Alfenas”. A partir de 1871, passou a se chamar “Alfenas”, por força da legislação que proibia a duplicidade de topônimos.

O nome do município originou-se da expressão “vamos nos Alfenas”, usada pelos habitantes da região quando se dirigiam ao povoado onde moravam os Martins Alfenas, pioneiros residentes do futuro município.

VALE A PENA CONHECER ALFENAS

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM ALFENAS.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório