25/09/2019 0 comentários

SANTA TERESA

Santa Teresa é também chamada “Beija-flor do Espírito Santo”, graças à abundância destas aves na região e, principalmente, por ser a terra onde nasceu e viveu o cientista Augusto Ruschi — pioneiro nas pesquisas com beija-flores e fundador do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, localizado na cidade. O município possui uma das mais exuberantes biodiversidades do mundo, e está cercado pelas montanhas da região serrana do Espírito Santo, com cerca de 40% de seu território composto de Mata Atlântica.

É reconhecida como a primeira cidade fundada por imigrantes italianos no Brasil.  A história de Santa Teresa começa em 1875, quando chegaram os primeiros imigrantes de língua italiana trazidos pela Expedição Tabachi. Pietro Tabacchi era, na realidade, de Trento (Áustria) e, com ele vieram muitos imigrantes de língua italiana do Tirol, território pertencente até 1918 ao Império Austríaco, além de algumas famílias do Vêneto, território pertencente ao Reino da Itália desde 1866.

As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram, em 1877 chegaram os primeiros alemães, suíços e poloneses. Os colonos dedicavam-se a agricultura, tendo de início, além da cultura do café e cereais, realizado algumas experiências bem sucedidas, semelhantes às culturas do Trentino, pátria de origem de muitos imigrantes, tais como a videira e o bicho da seda. Mas a cultura que se desenvolveu de fato foi a do café, que perdura até hoje como principal produto agrícola da região.

A origem do nome da cidade é controverso. A tradição local diz que provém da fé de Maria Madalena A. Armini que, protegida pela sombra de uma árvore conhecida na região por Pau-Peba, reunia os imigrantes para rezarem em frente ao quadro de Santa Teresa que trouxera da Itália em 1876. À sombra dessa árvore se reuniam os colonizadores para suas orações. Embora haja outras hipóteses, esta é a mais aceita pelos locais para explicar a origem do nome Santa Teresa.

A pequena vila rapidamente se desenvolveu e já em 1891 foi criado e instalado o município de Santa Teresa. Em 1895 foram criadas a comarca e a paróquia. Em 1995 foi desmembrado o distrito de São Roque do Canaã, dando origem a um novo município.

VALE A PENA CONHECER SANTA TERESA

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM SANTA TERESA.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório