04/09/2019 0 comentários

Moderna, a cidade se destaca pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, Boa Vista, assim como diversas cidades brasileiras, tem forte influência europeia e naturalmente, a sua projeção que teve início em 1944 pelo competente Dr. Darcy, foi inspirado nas ruas e avenidas de Paris.

O seu projeto foi inspirado também na 1ª cidade projetada do país, Belo Horizonte. As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais, além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedral diocesana.

O turismo ainda é mais frequente no interior (o ecoturismo), mas na capital Boa Vista ele começa a se desenvolver.

Boa Vista tem ganhado centenas de placas de sinalização turística. Também estão sendo implantadas plantas da cidade por praças e avenidas com suas melhores opções. O emplacamento segue os padrões internacionais.

Entre os pontos turísticos, destacam-se:

Orla Taumanan

Espaço sobre o Rio Branco com lanchonetes, restaurantes, espaços para caminhada e descanso, todas as noites sucessos da MPB são tocados ao vivo gratuitamente. É bastante florida, ventilada e possui uma magnífica vista para o rio Branco.

Complexo Poliesportivo Ayrton Senna

Ocupa várias quadras, possui lanchonetes, parques infantis, quadras de tênis, futebol de salão, futebol de areia, vôlei de praia, quadras de basquete e outros esportes.

Praça das Águas

Possui fonte de águas com tons de cor diferentes que reagem com a sinfonia da música que toca em caixas acústicas incluídas abaixo dos bancos (anexo ao Complexo Esportivo Ayrton Senna). Em 2016, a praça passou por reformas, tornando-se uma praça moderna, hoje além das tradicionais águas, o espaço também conta com torres de alimentação solar, para fornecimento de carregadores de celular e internet.

Portal do Milênio

Monumento situado na Praça das Águas construído no fim do ano de 1999, é um belíssimo monumento e atrai muitas pessoas.

Centro de Artesanato, Turismo e Geração de Renda Velia Coutinho

É um lugar para prestigiar e comprar o artesanato Roraimense (inclusive o Indígena), muito bonito e bem cuidado, o Complexo Turístico conta também com um espaço para shows e que toda noite oferece aulas gratuitas de ginástica. Possui também restaurantes e lanchonetes (anexo à Praça das Águas).

Praça das Artes

Parte do Complexo de Praças da Avenida Ene Garcez, reúne espaços para comercialização de comidas regionais, venda de artesanato, palco para shows e lazer infantil.

Praça do Centro Cívico

"o coração da cidade", "o centro do Centro". A Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco possui muitas árvores, vários quiosques comerciais e o monumento ao garimpeiro.

Parque Municipal Germano Augusto Sampaio

Localizado na zona oeste da capital, próxima a Vila Olímpica. Dispõe de dois campos de futebol de areia, duas quadras de futsal/basquete, espaços para piquenique, pista de BMX/Skate, pista de Mountain Bike. Além de espaços para comercialização de comidas e playground.

Monumento ao Garimpeiro

Feito em homenagem aos garimpeiros que desenvolveram Roraima na época em que o garimpo com máquinas era permitido no estado. Fica na Praça do Centro Cívico, onde foi construída a primeira pista de pouso da cidade.

Catedral Cristo Redentor

Possui uma moderna arquitetura, sendo um dos principais templos religiosos do município, também na Praça do Centro Cívico.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo

A primeira igreja do estado; que foi restaurada e possui características da arquitetura alemã.

Palácio da Cultura Nenê Macaggi

Bonito e rico em cultura, lá se encontra a principal e maior biblioteca pública do estado (Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco).

Vila Olímpica

A Vila Olímpica Roberto Marinho fica num ponto estratégico da periferia, localizado na zona oeste da capital. Com ginásios, quadras de diversos esportes como atletismo e futsal, é uma das mais modernas da região e é aberta ao público com aulas gratuitas.

Ginásio Totozão

Principal ginásio do estado, possui quadra poliesportiva, grande arquibancada, piscina e campo de futebol.

Parque Anauá

Maior parque da Região Norte brasileira, possui um moderno espaço coberto para shows, uma grande pista de bicicross, uma pista de kart, anfiteatro, o Museu Integrado de Roraima: parques infantis, parque aquático público (abandonado), espaço para aeromodelismo, restaurantes, lanchonetes, um lago, fontes e um horto. Atualmente está abandonado e sua situação é precária.

Teatro Municipal de Boa Vista

Inaugurado no dia 15 de dezembro de 2017, o Teatro Municipal tem estrutura para apresentações musicais, de dança e teatro.

Conheça os Hotéis & Pousadas que a TurismoBR indica em Boa Vista.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório