30/08/2019 0 comentários

BARCELOS - AMAZONAS

Barcelos foi fundada no ano de 1758, sendo que foi a primeira capital do estado do Amazonas. A cidade possui pouco mais de 24.000 habitantes, sendo conhecida por possuir um enorme potencial turístico com riquezas naturais exuberantes. O município de Barcelos fica localizado a 500 km da capital amazonense e está à margem direita no médio Rio Negro. A beleza de suas praias aliada à agradável temperatura da água do Rio Negro oferece aos turistas inesquecíveis banhos de rio.

Barcelos é o destino perfeito para o Turismo de Pesca, que atrai pescadores de todos os cantos do mundo em busca do tucunaré-açu. Todos os anos, milhares de pescadores principalmente brasileiros e americanos, lotam hotéis de selva, acampamentos e barcos hotéis durante a temporada de pesca, que vai de setembro a março. As excursões de pesca em busca dos grandes tucunarés duram cerca de uma semana.

Considerada também a capital do peixe ornamental, Barcelos é a maior exportadora brasileira do produto e uma das maiores do mundo, com destaque para peixes como o cardinal, de beleza exótica e brilho intenso, ou o acará-disco.

O contraste entre a beleza das águas do Rio Negro, com praias de areias branquíssimas, ao lado da vasta e preservada Floresta Amazônica em suas margens colocam este destino entre os de maior beleza natural do planeta. Possui o maior arquipélago do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 1.400 ilhas. Barcelos também encontra-se o Parque Nacional do Jaú, com 2.377.889 ha de floresta tropical úmida contínua preservada e maior parque nacional do país.

Em Barcelos está localizada a cachoeira do El Dorado, considerada a maior queda d’água livre do Brasil com quase 400 m de altura. Também encontramos em Barcelos o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil.  O Arquipélago Mariuá, localizado às margens do rio Negro, o Arquipélago Mariuá inclui um mosaico de ecossistemas de águas pretas que estão entre os mais frágeis da Amazônia e incluem rios, ilhas, lagos, florestas inundadas, praias arenosas, campos e pântanos. São mais de 1.400 ilhas, que apresentam rica diversidade sociocultural, com cerca de 30 comunidades. A região caracteriza-se, também, pelo alto grau de dependência das populações locais, principalmente ribeirinhos e indígenas, com relação aos recursos naturais do Arquipélago, o que propicia o surgimento de conflitos diversos.

O Abismo Guy Collet, abismo Guy Collet é a caverna mais profunda do mundo formada por quartzito e também a de maior desnível do Brasil, com 671 metros de profundidade. A caverna foi catalogada por Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SB) e da ONG Akakor Geographical Exploring durante a expedição ao interior da Amazônia.

A Cachoeira do El Dorado é a mais alta queda d’água do Brasil com mais de 353 m de altura. Está localizada no monte Tantalita, na serra do Curupira, no município de Barcelos. A cachoeira está a 211 km da cidade. A região é uma das mais selvagens do planeta e caracterizada por montanhas acima de 2 mil metros de altura, rios caudalosos, ilhas fluviais e praias de areia branca.

A Cachoeira do Aracá é formada pelo Rio Araça, que tem cerca de 365 metros de queda livre. Sendo uma das mais altas cachoeiras do Brasil, está localizada numa região de difícil acesso no interior do Parque Estadual Serra do Aracá.

A Praia Grande é o mais famoso e mais visitado ponto turístico do município de Barcelos. Localizada em frente à sede do município separada pelo caudaloso Rio Negro cerca de 1 km de distância. Devido ao fácil acesso e grande extenção, esta praia abriga grandes eventos como diversos festivais e réveillon. Revela-se durante a estiagem nos meses de setembro a março.

A Ilha do Governador está localiza em frente à cidade de Barcelos, distante cerca de 700 metros. no período da vazante revela praia de areia branca em quase toda a sua orla, o que faz dela uma ótima opção de lazer para adultos e crianças.

O Parque Estadual Serra do Aracá, criado em 1990, localizado no município de Barcelos, ocupando uma área de 1.818.700 ha. No interior encontra-se o Rio Aracá, que forma a mais alta queda d’água do Brasil.

O Parque Nacional do Jaú é o maior parque nacional do Brasil e do mundo, em floresta tropical úmida contínua e intacta, com 2.377.889,00 (ha). Localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, ao norte do Amazonas, leva o nome do principal rio do Parque, e de um dos maiores peixes brasileiros: o jaú. Hoje, esse paraíso ecológico é conhecido como modelo de Unidade de Conservação na Amazônia, formando, juntamente com as Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Amanã e de Mamirauá, o maior corredor biológico preservado do mundo em selva equatorial, com mais de 5,7 milhões de hectares.

VALE A PENA CONHECER BARCELOS

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM BARCELOS.

 

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório