30/08/2019 0 comentários

PRACUÚBA - AMAPA

O município de Pracuúba foi criado em 1 de maio de 1992. A localidade foi fundada em 1906 e pertenceu ao município de Amapá. Sua história de desenvolvimento apresenta-se marcada pela pesca artesanal e pecuária que ainda hoje continuam como agentes principais de sua socioeconômica.

De fato, esse município, através de seus múltiplos ambientes pesqueiros, constitui o polo de pesca interior mais importante do Estado. Sua ambientação natural envolve a presença de grandes áreas de floresta de terra firme, cerrados e áreas inundáveis, sendo estas as que mais participam como base produtiva do município.

Ambientes lacustres – são cenários de rara beleza, que contam com a presença de lagos permanentes e temporários, densa rede de drenagem profundamente influenciada pelos regimes de chuvas regionais. Nesses ambientes, há uma rica e diversificada fauna aquática.

Pesca esportiva – potencializada pela diversidade de ambientes lacustres e seus estoques naturais de peixes. Ninhais de aves aquáticas – são locais de reprodução e devem estar acercados de medidas que possibilitem o estudo e a proteção dessas espécies.

As maiores fontes de sustentação econômica do município vem da criação dos gados bovino e bubalino, da cultura da mandioca e, principalmente, da pesca artesanal de espécies como o trairão, o tucunaré e o pirarucu.

O setor secundário fica por conta da extração e beneficiamento de madeira de grande valor comercial como aquariquara, argelim, andiroba, acapu, pau-roxo, maçaranduba, macacaúba, pracuúba e sucupira. A extração e o consumo do açaí pela comunidade, também gera bastante renda ao município. Além de ser bastante escasso, a extração do ouro também ajudou a fortalecer economicamente o município de Pracuúba.

VALE A PENA CONHECER PRACUÚBA

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM PRACUÚBA.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório