29/08/2019 0 comentários

XAPURI - ACRE

A “Princesinha do Acre”, como Xapuri ficou historicamente conhecida, foi fundada oficialmente em março de 1904. O seu surgimento está diretamente relacionado à expansão do extrativismo da borracha no final do século XIX, que resultou na fundação dos seringais amazônicos.

O nome da cidade é uma referência aos seus antigos habitantes, os índios xapurys. A cidade surgiu do primeiro povoado acreano; e foi palco da revolução que, no início do século XX, resultou na incorporação desse pedaço de floresta ao Brasil. É cidade natal do desportista Armando Nogueira e do renomado médico Adib Jatene.

Contudo, tornou-se mundialmente conhecida após a morte do seu filho mais famoso, o seringueiro e ambientalista Chico Mendes. O lugar é também considerado o berço do mais expressivo movimento em defesa da Amazônia: a Aliança dos Povos da Floresta.

A cidade de Xapuri foi sede de eventos importantes relacionados à luta de Chico Mendes e tem como uma de suas atrações a casa onde o líder seringueiro foi morto, 1988.

O centro histórico, recentemente restaurado, recriou a antiga atmosfera da cidade nos sobrados, residenciais e nas casas comerciais da rua central, às margens do Rio Acre. Passear por ali é fazer uma viagem ao passado.

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM XAPURI.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório