16/09/2019 0 comentários

CURRAIS NOVOS

Considerada o portão de entrada do Seridó, Currais Novos se destaca como cidade polo do Seridó Oriental, sendo a segunda maior da região. Possui arquitetura colonial bem preservada, com destaque para o coreto na rua central.

Com forte potencial geológico, a cidade se destaca por abrigar a Mina Brejuí, a maior mina de scheelita da América do Sul, aberta à visitação pública, assim como museu próprio. Além disso, a cidade possui vários Geossítios como o Cânion dos Apertados, o Sítio Totoró e o Morro do Cruzeiro.

A fé também se manifesta em Currais Novos, através do trabalho primoroso da artesã Luzia Dantas. Considerada a santeira mais importante do Rio Grande do Norte, Luzia cria santos barrocos, ricos em detalhes, usando apenas um pequeno canivete.

Um evento importante no calendário da cidade é a tradicional vaquejada de Currais Novos, que atrai visitantes de diversos lugares, do estado e do país. Além disso, nos arredores da cidade é possível encontrar diversos pontos de turismo de natureza e aventura, como os listados a seguir.

Geossítio do Cânion dos Apertados

Considerada a sétima maravilha do RN, o Cânion dos Apertados, formado em quartzitos, fica 10 km a sudeste do centro de Currais Novos, na área privativa da Fazenda Aba da Serra, no leito do Rio Picuí, ao longo da Serra da Timbaúba. Uma energia hidráulica elevada em tempos passados produziu o dessecamento do relevo, erodindo superfícies mais frágeis, rebaixando o relevo e escavando o seu próprio leito.

Geossítio da Mina Brejuí

Localizada a 10 km do centro de Currais Novos, na margem direita da BR- 427, que liga Currais Novos a Acari. Neste Geossítio estão situados atrativos turísticos que compõem o Parque Temático

Mina Brejuí

Túneis e Galerias (passeio por cerca de 30 0 metros devidamente adaptados à visitação turística, onde o visitante conhece as rochas da região, podendo visualizara scheelita com o auxílio do minera light (equipamento usado no estudo da fluorescência dos minerais), as Chaminés (por onde passava o minério de um nível para outro da mina) e as Colunas de Sustentação da mina;

Memorial Tomaz Salustino, museu que conta a história do fundadorda mina

Museu Mineral Mário Porto, com inúmeros exemplos de minerais e rochas

Mirante das Dunas, formado pelo acúmulo de rejeito da mina

Igreja de Santa Tereza, construída na vila dos operários da mina

Gruta de Santa Bárbara (construída em homenagem à santa).

Geossítio Morro do Cruzeiro

O Geossítio Morro do Cruzeiro está situado na área urbana do município de Currais Novos, próximo à entrada da cidade. No local existe um cruzeiro assentado em pegmatito. De lá é possível contemplara cidade de Currais Novos e outros Geossítios como o Pico do Totoró, a aba da Serra que forma o Cânion dos Apertados e a Serra de Sant’Ana. No local são comuns peregrinações religiosas.

Geossítio Pico do Totoró

Situado a 10 km do centro de Currais Novos, o acesso ao local se dá através de estradas não pavimentadas que levam ao distrito do Totoró, localidade que deu início à expansão populacional da cidade. Aqui estão situados atrativos geoturísticos que envolvem geoformas (criadas pela atuação de processos erosivos e por intemperismo e esculpidas pela ação do vento), presença de fósseis e pinturas rupestres, com destaque para:

Pedra do Caju, cuja forma lembra um enorme caju com a castanha

Pedra do Letreiro, antigo abrigo de homens pré-históricos que viveram na região, contém pinturas rupestres com diferentes formas geométricas

Pedra Furada, cavidade formada na rocha granítica, contendo também pinturas rupestres de pessoas e animais

Pedra do Sino, nome dado a uma rocha quebrada ao meio, na qual um dos lados emite um som quando percutida

Sítio Paleontológico e Arqueológico Lagoa do Santo, local onde foram encontrados inúmeros fósseis de mamíferos gigantes (megafauna), como preguiças, mastodontes, gliptodontes, entre outros, bem como pinturas rupestres com diferentes formas geométricas.

Vale a Pena Visitar Currais Novos!

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM CURRAIS NOVOS.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório