13/09/2019 0 comentários

FLORIANO

Portão de entrada para o sul e sudeste do estado, Floriano (homenagem ao Marechal Floriano Peixoto), nasceu às margens do Rio Parnaíba com a antiga denominação de vila da Manga.

De lá se avista a cidade maranhense de Barão de Grajaú, cuja proximidade proporciona um movimento constante de embarcações de passageiros. É na avenida Beira Rio que se concentra o maior movimento social, em volta de seus bares e restaurantes, museus e espaços culturais. A antiga Usina Maria Bonita deu lugar ao Espaço Cultural adotando o mesmo nome, tendo peças históricas e teatro.

O prédio da 1º Escola Agrícola do Brasil transformou-se no Terminal Turístico Beira Rio. Toda essa concentração de equipamentos as margens do Rio Parnaíba compõem um projeto de urbanização que proporciona a beira rio uma boa infraestrutura receptiva, com suas passarelas, áreas gramadas, árvores frondosas.

O Rio Parnaíba apresenta-se bastante largo profundo na região de Floriano. Isso vem proporcionando boas condições para a prática de esportes náuticos, especialmente canoas à vela, lanchas e jet ski. Periodicamente realiza-se competição movimentando um grande número de pessoas.

Como parte integrante do Turismo, Floriano promove durante todo o ano eventos culturais e turísticos como o Carnaval considerado um dos melhores do estado, os festejos religiosos, a exposição agropecuária, festas juninas, eventos náuticos como a Regata de Canoas a vela e o Festival de Pesca Amadora, o Flori folia, a FEPEME e eventos artísticos shows e festas temáticas nos espaços para eventos e outros acontecimentos culturais marcam o calendário de festas ao longo do ano com muita gente bonita e acolhedora.

Floriano foi à cidade escolhida pelos imigrantes árabes (Sírios e Libaneses), que chegaram em 1889. Por ser um povo com forte tradição para o comércio, influenciou o desenvolvimento local e difundiu sua cultura na culinária e arquitetura. Os edifícios antigos da cidade ainda conservam os traços arquitetônicos da civilização árabe, e os saborosos quibes, esfirras e charutos estão presentes na mesa do florianense.

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Rio Parnaíba / Beira Rio;
Balneário Manga;
Espaços Culturais Maria Bonita e Cristino Castro;
Terminal Turístico Beira Rio;
Casarios árabes;
Monumento Francisco Parentes;
Catedral de São Pedro de Alcântara;
Capela da Guia;
Igreja Padre Pio de Pietetrine;
Mosteiro das Monjas;
Cidade Cenográfica;
Comunidade Curtume;
Artesanato em argila, crochê, bordado, pintura.

Vale a Pena Visitar Floriano!

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM FLORIANO.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório