12/09/2019 0 comentários

GARANHUNS

Conhecida como a Suíça Brasileira, Garanhuns é uma cidade que está localizada no planalto da Borborema, a quase 900 metros acima do nível do mar, entre as sete colinas no interior de Pernambuco.

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS
Realizado anualmente em julho, o FIG terá sua 24ª edição em 2014. A cidade inteira se transforma em palco para as diversas intervenções artísticas que acontecem, como shows, oficinas, exposições, apresentações circenses e de rua. Além das atrações musicais conhecidas pelo país todo, a cultura e a gastronomia locais também ganham força.

SANTUÁRIO MÃE RAINHA
Motivado por Jovens cristãos durante a Primeira Guerra Mundial e pelo Movimento Apostólico de Schentatt onde ouve adesão de homens, mulheres, jovens e sacerdotes, todos unidos pelo propósito de colaborar com a renovação religiosa e a moral do mundo. Esse movimento foi dedicado a construção do Santuário Mãe Rainha em 2002 e teve suas obras concluídas em 2004.

SEMINÁRIO SÃO JOSÉ
Localizando bem ao centro da cidade, o Seminário São José funciona atualmente como uma casa de abrigo para seminarista da Congregação Diocesana.

PARQUE RUBER VAN DER LINDEN (PAU POMBO)
Os amantes da natureza e que adoram observar as flores, provavelmente irão adorar o Parque Ruber Van Der Linden. O parque foi instalado na antiga área da companhia elétrica, bem no centro da cidade, e homenageia seu organizador e fundador, o engenheiro Ruber Van Der Linden. Conta com a instalação de entrada, com colunas de alvenaria imitando uma construção romana, lago artificial, coreto e o busto do construtor do parque. Nas imediações, há lanchonetes, padarias e locais para refeições.

CENTRO CULTURAL ALFREDO LEITE CAVALCANTI
Estabelecido no antigo prédio da Estação Ferroviária, datada do século 19, o Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti é uma relíquia. A construção continua imponente, com as linhas arquitetônicas inglesas praticamente intactas. É possível observar treliças no alto das grandes janelas, colunas e beiral de ferro trabalhado e três grandes portas. No local, funciona atualmente um teatro, a Sala da História da Imprensa, o Museu de Arte Didática, a Sala de Memória Iconográfica de Garanhuns, a Casa do Artesão e a Galeria de Artes Plásticas. O Centro, localizado em frente à Praça Guadalajara, funciona de segunda a sábado, das 8h às12h.

CASTELO DE JOÃO CAPÃO
A história do castelo mais parece João Capão. O próprio construtor do castelo, que até hoje vive no monumento, sonhava em morar em seu próprio reinado desde criança. Depois de quase 30 anos construindo sua morada, João Capão é o responsável por um dos principais pontos turísticos de Garanhuns. Com direito a lareira, trono de rei e estátuas. Durante o FIG, o local se transforma em restaurante.

ALTO DO COLUMINHO
Garanhuns é considerada uma das rotas mais visitadas pelo público religioso, já que possui desde esculturas cristãs a igrejas de ricos traços arquitetônicos. No Alto do Columinho foi feito a réplica da via sacra, sendo composta por 15 estações ilustradas com todo o trajeto até o santuário, onde há a imagem de Jesus Cristo crucificado ao centro. Do local o turista poderá ter uma visão panorâmica da cidade.

IGREJA DO TIMBÓ
Localizada na comunidade quilombola do Timbó, a Igreja foi construída no final do século XVIII e segundo documentos antigos encontrados no local, a sua origem está ligada à imagem de Nossa Senhora de Nazaré, trazida da Bahia por negro fugido.

RELÓGIO DAS FLORES
Principal ponto turístico de Garanhuns é parada obrigatória para fotos. O relógio, que fica na praça central da cidade, encantam turistas e moradores graças a seu funcionamento. Operado a cristais de quartzo, flores e plantas dão as horas do dia.

CRISTO DO MAGANO
O famoso mirante de Garanhuns, o Cristo do Magano possui formato de fortaleza e está instalado em uma das sete colinas da cidade, o local possui cerca de 1.030 metros de altitude, tendo com maior destaque o Cristo crucificado, esculpido pelo artista plástico Renato Pantaleão em 1954. O local também é considerado um dos mais bonitos da cidade.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve o seu traçado arquitetônico desenhado pelo engenheiro Albert Reithler e Pierre Reithler, tendo ajuda de milhares de pessoas da cidade para construção e de doação de materias para conclusão da obra.

Vale a Pena Visitar Garanhuns!
VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM GARANHUNS.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório