11/09/2019 0 comentários

CAJAZEIRAS

Desmembrado do município de Sousa em 1863, o nome "Cajazeiras" faz referência a uma fazenda fundada no século XVIII por Luiz Gomes de Albuquerque, onde existiam várias cajazeiras, árvores que produzem o cajá, plantadas. Nos dias atuais, Cajazeiras é a principal cidade da região do Alto Piranhas e polariza quinze municípios do extremo oeste da Paraíba. Possui uma cultura diversificada, realizando diversos eventos anualmente, como o Carnaval e o Festival Estadual de Teatro, e possuindo várias atrações, como o teatro Íracles Pires.

O Complexo Turístico Antônio Simão de Oliveira, que ganhou o apelido carinhoso da população de Leblon, está localizado no balde do Açude Grande no coração de Cajazeiras.

É um ponto turístico muito bem frequentado na cidade sertaneja. Na parte da tarde poderemos apreciar a natureza admirando o sol repousar nas águas do Açude Grande e a noite conhecer novas pessoas nos bares e quiosques do Leblon, que é um dos principais point de encontro das noites cajazeirense.

Nos fins de tarde de quarta aos domingos, entre 16:30h e 18:30h, é realizado um projeto denominado de Arte ao Por do Sol onde turistas podem observar o belo por do sol ouvindo músicas tipicamente nordestinas ao som do sax.

A população e os turistas podem desfrutar de uns dos mais belos fins de tarde de todo o Nordeste. E a noite podem usufruir de um ambiente de descontração e animação nos bares do Leblon, tomar aquela cerveja geladinha e apreciar os pratos típicos, e ainda, por ser um local aberto ao público há uma maior interação entre moradores e turistas que visitam a cidade.

Cristo, trata-se de uma estátua, imitação do cristo do Rio de janeiro em bem menor escala, tem por volta de 5 metros. De cima do moro dá pra vê toda a cidade, que é bem pequena. Lá também estão localizadas uma estação de energia e algumas torres de empresas telefônicas. Lá não há comércios, portanto se pretende subir a pé, leve sua água. Existem algumas casas no moro do Cristo. É legal ir ver o pôr-do-sol de lá, juntar uma galera e ir a noite ver as estrelas e as luzes da cidade.

São João do Rio do Peixe é um pequeno município no estado da Paraíba, localizado na microrregião de Cajazeiras. Com cerca de 18.000 mil habitantes. Com uma paisagem típica do semi-árido nordestino, com relevos isolados que foram formados por anos de erosão do sertão nordestino. A vegetação é a Caatinga.

A população são joão peixense é calma e pacata, ainda sendo formada por famílias e suas ramificações, como os Fernandes, os Almeidas, os Dantas, os Sousa, etc. A cidade conta com uma maternidade, postos de saúde, um serviço de deslocamento denominado como moto táxi, farmácias, poucas lanchonetes,poucas opções de lazer, além de não possuir um comércio bem desenvolvido. A maior parte da população reside na zona rural da cidade e vive de agricultura.

Enfim São João é uma excelente opção para aqueles que estão em busca de contato com um lugar pacato e nordestino.

A catedral de Cajazeiras está localizada na Comandante vital rolim, no centro da cidade de cajazeiras. É, sem dúvidas, a maior e mais visitada igreja da cidade. Na catedral é realizado missas diárias, além de casamentos, batizados e eventos religiosos, como a semana da padroeira da cidade.

Aos fiéis que passarem por cajazeiras, não deixem de assistir uma missa de domingo na catedral, pois depois do contato religioso, todos costumam se reunir a frente da igreja e conversar sobre assuntos corriqueiros.

VALE A PENA CONHECER CAJAZEIRAS

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM CAJAZEIRAS.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório