11/09/2019 0 comentários

BALSAS

A cidade de Balsas fica no estado do Maranhão, a 776 km da capital São Luís e é uma cidade com economia majoritariamente agrária. Lá existem plantações de soja, milho, arroz, além da fruticultura. Além disso, a cidade é muito receptiva com uma população de nordestinos e sulistas que buscaram na cidade condições melhores de trabalho e de vida. Com estradas que saem para diversas outras regiões do estado e um aeroporto de pequeno porte, Balsas possui um fácil acesso e muitas opções de lazer.

Entre algumas das opções de passeios pela cidade estão a Cachoeira das Três Marias, que possui quedas de diferentes tamanhos, e também oferece uma estrutura com restaurantes e bares, com os mais diversos tipos de comida. Ótima opção para viajar com a família e crianças. A Cachoeira do Macapá não é tão procurada por quem gosta de tomar banho, mas sim apreciar a paisagem e a ação da natureza. A maior queda possui 72 metros e também é a casa de diversas andorinhas, que fazem seus ninhos entre as rochas da cachoeira.

O Rio Balsas é o ponto turístico mais central da cidade. Apesar da localização, o rio tem uma água limpa e cristalina, permitindo que diversos turistas façam passeios de boia pela extensão do rio. O passeio leva em média 2 horas e trinta minutos. Ao redor do centro também ficam pontos de encontros de jovens e turistas. Evite fazer o passeio de boia durante os finais de semana, que são os dias mais movimentados e procurados nas épocas de alta temporada. Para quem tem vontade de sair da cidade e conhecer a região, existem outros locais como Cachoeira do Cocal e Frutuoso (Riachão), Cachoeiras do Itapecuru e Cachoeira da Pedra Caída (Carolina).

Por ser uma cidade turística e voltada ao mercado do agronegócio, Balsas oferece boa estrutura em termos de alimentação e restaurantes, bares e passeios. Além disso, existem diversas opções de hospedagem em hotéis, pousadas e resorts. É importante sempre ficar atento a promoções e pesquisar qual local para se hospedar atende mais os seus interesses, sejam eles conforto ou preço mais baixo.

A cidade de Balsas teve seu marco inicial provavelmente no ano de 1840, mais precisamente no Porto das Caraíbas, local originário era denominado Fazenda Bacaba. A propriedade pertencia ao Sr. Tito Coelho, hoje cidade de Balsas. A região foi formada por vaqueiros Nordestinos que fugindo da seca cruzaram o Rio Parnaíba e descobriram as terras do Maranhão, montando uma estrutura na Passagem dos Caraíbas às margens do Rio Balsas.
Os balsenses têm sua historia marcada de extrema beleza e importância, tendo em sua origem, um povo lutador e alegre que revive com orgulho as linhas vivas de suas conquistas.
As terras dessa região eram pertencentes a grandes fazendeiros que residiam na sede do município de Riachão, tendo como proprietários as famílias Coelho e o Tenente – Coronel Daniel Alves Rego.
Como a ligação entre as fazendas eram realizadas somente por via fluvial, não tardou que se formasse ao longo do trajeto pequenos povoados.
Sabedor da existência do novo núcleo de população que aqui se formara, para cá se deslocou o baiano Antônio Ferreira Jacobina, mercador de fumo nos sertões.Tornou-se líder da povoação, a qual denominou Vila Nova. Este construiu às margens do Rio Balsas um pequeno comercio onde vendia: fumo, cachaça, rapadura, sal e querosene.
Em 1879 foi edificada uma pequena igreja em homenagem a Santo Antônio, e em 1882 Vila Nova recebeu um novo nome, “Santo Antônio de Balsas” que posteriormente foi elevado à categoria de vila e de cidade, com a mesma denominação. Os Distrito foi criado em 1892, pela Lei Nº 15; e desmembrado do município de Riachão em 22 de Março de 1918 pela Lei Nº 775. Na ocasião figurava como Distrito de Santo Antônio de Balsas que pelo Decreto-Lei Nº 820 de 30 de Dezembro de 1943, passou a denominar-se “BALSAS.

VALE A PENA CONHECER BALSAS

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM BALSAS.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório