11/09/2019 0 comentários

CANINDÉ

A religiosidade e o cotidiano da população estão intimamente ligados, quanto mais nos meses de alto fluxo turístico alimentado por romeiros vindos dos mais diversos lugares do Brasil que vêm a Canindé depositar sua fé e devoção nos vários locais de peregrinação considerados sagrados pelos visitantes como a Basílica de São Francisco das Chagas; a Estátua de São Francisco, um gigantesco monumento com mais de 30 metros de altura; a Via Sacra; o Zoológico Municipal e a Praça dos Romeiros — um anfiteatro ao ar livre com capacidade para mais de 120 mil pessoas.

A Festa de São Francisco das Chagas, um dos mais antigos eventos religiosos do Brasil, acontece de 24 de setembro a 4 de outubro (data dedicada a São Francisco das Chagas). Essa data é alterada apenas em anos eleitorais

A região das nascentes as margens do rio Curu e seus afluentes, bem como os afluentes do rio Choró, eram habitada por índios de origem Tapuia: Jenipapos-canindés, Kanyndés. A partir do século XVII, os portugueses começaram a ocupar estas terras, via o sistema de sesmarias, para a criação de gado e a lavoura no ciclo econômico de carne de sol e charque.

Em 1775, o sargento-mor português Francisco Xavier de Medeiros, estabeleceu-se às margens do rio Canindé e, logo depois, iniciou a construção de uma capela em honra a São Francisco das Chagas, que é o marco histórico e religioso de Canindé. A construção do templo atual foi encarregada ao arquiteto italiano Antonio Mazzini.

Destacam-se também, os magníficos afrescos do pintor, também italiano, George Kau.

Esta capela ficou pronta em 1796, depois de disputas jurídicas e paralisações devido a Seca dos três setes (1777) e também a seca de 1793. A primeira imagem de São Francisco é conhecida popularmente como São Francisquinho, por conta de seu tamanho.

Em 1818, o povoado de Canindé havia sido elevado à categoria de vila, quando também foi demarcado seu território às margens do rio que nomeou o lugar. Sua fundação foi no dia 29 de julho de 1846.

VALE A PENA CONHECER CANINDÉ

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM CANINDÉ.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório