11/09/2019 0 comentários

ARACATI

Aracati, “Terra dos Bons Ventos”, é um município do estado do Ceará, no Brasil, a 150 km da capital cearense Fortaleza, fundada em 11 de abril de 1747, teve o núcleo urbano sede do município tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional. É a terra onde nasceu o Revolucionário Eduardo Angelim, e também o romancista Adolfo Caminha, o primeiro bispo cearense, Dom Manuel do Rego Medeiros, o abolicionista Dragão do Mar, o ator Emiliano Queiroz e o pianista clássico Jacques Klein.

Aracati tem sua população estimada em 72,727 habitantes, e é um polo econômico de serviços, que conta com mais de 3.000 pontos comerciais, destaca-se pela produção da carcinicultura e pescado.

Durante anos a cidade vem recebendo empreendimentos de grande porte como: A fábrica E.B.B.A. (Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos), Maris (Pescado), Sapatoterapia (calçados), Energia eólica, o Shopping Pinheiro: O Bom Vizinho, vários hotéis e pousadas, o Aeroporto Dragão do Mar e O Centro de Manutenção e Operações de Aviões da TAM.

O Centro de Manutenção da TAM foi inaugurado em setembro de 2014, graças a pareceria entre Governo do Estado e TAM e pensado como uma opção, longe do Sudeste, para manutenção de aeronaves particulares principalmente das regiões Nordeste e parte da Norte do país.

Aracati também é conhecida nacionalmente como o melhor carnaval do Ceará apresentando o tradicional Carnaval de Rua com blocos, o de praia e o de Trio Elétrico.

Muito conhecida pelas suas Praias como: Praia de Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba dentre outras que fazem parte do município.

Aracati é cercada por diferentes tipos de belezas naturais. Seu litoral é famoso no mundo inteiro principalmente pela conhecida praia de Canoa Quebrada. Além do seu litoral, a cidade possui um conjunto arquitetônico tombado pelo IPHAN, testemunho da época em que o porto natural recebia comerciantes portugueses e de outros estados brasileiros em busca da carne de sol. A beleza das dunas e das falésias faz o pano de fundo.

As noites são muito animadas em todo o estado do Ceará, com restaurantes de diversas especialidades internacionais, bares e boates. Canoa Quebrada foi descoberta nas décadas de 60 e 70 – época em que o local era habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores. Neste local, hippies (a maioria de países europeus) encontraram um lugar quase inacessível, com um povo simples e hospitaleiro. Até hoje os nativos preservam a vila de pescadores com as mesmas casas do passado feitas de barro, onde muitas vezes serviu de hospedagem para os visitantes. Desde aquela época, a região mantém a sua beleza, e evoluiu e muito a sua estrutura receptiva. As jangadas percorrem o litoral utilizando da pesca artesanal o seu principal sustento e, agora também servem aos diversos restaurantes e bares da cidade. Destaca-se ainda o rio Jaguaribe que passa ao lado da cidade, formando um cenário lindo de belezas naturais encantadoras. O símbolo da praia de Canoa Quebrada foi esculpido nas falésias da praia.

VALE A PENA CONHECER ARACATI

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM ARACATI.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório