09/09/2019 0 comentários

PRAIA DO FORTE

Não é por acaso que o mar da Bahia foi devidamente transformado em literatura, música e poesia da mais alta qualidade, com sua beleza destrinchada por artistas do quilate de Jorge Amado e Dorival Caymmi. O estado possui o maior litoral entre todos as 27 unidades federativas do Brasil, com mais de 1000 km de extensão, o que acaba tornando natural que uma costa assim tão grande reserve inúmeras joias para quem gosta de curtir uma praia.

Entre os destinos litorâneos mais procurados por quem visita as terras baianas está a Praia do Forte. Ela fica no pequeno município de Mata de São João, localizado na Grande Salvador e a apenas 80 km de distância da capital – ou cerca de uma hora e meia de carro. Por isso, costuma atrair muitos soteropolitanos em finais de semana e feriados, além de turistas de todo o país durante todo o ano.

Mesmo com a concorrência de outros destinos paradisíacos e muito turísticos – como Boipeba, Morro de São Paulo, Ilhéus, Porto Seguro, Caraíva, Itacaré, Arraial d’Ajuda, Costa do Sauípe e Trancoso – a Praia do Forte ainda consegue seguir entre os destaques da Bahia justamente por estar próxima de Salvador e por ser uma das poucas no litoral norte do estado, enquanto a maioria delas fica mais para o sul. Então vamos te ajudar a aproveitar essa onda, arrumar as malas e curtir um dos lugares mais bonitos do país no próximo feriadão ou nas suas férias. Confira!

Após desembarcar no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, na capital baiana, é só pegar a Estrada do Coco para chegar em Mata de São João. O percurso pode ser feito de carro ou de ônibus sem maiores problemas, já que a rodovia é bem conservada. Ainda é possível acessar a Praia do Forte através de Aracaju, no Sergipe, distante pouco mais de 200 km e três horas dirigindo.

Faz sol praticamente o ano inteiro na Praia do Forte, sendo melhor apenas evitar a visita entre maio e julho – época mais chuvosa na região. Fora esses meses, o visitante pode escolher qualquer data com tranquilidade, porque vai encontrar tempo bom quase sempre. E a alta temporada, é claro, muda bastante o local, com mais gente na cidade e preços mais caros.

Não faltam atrações na Praia do Forte, mesmo que Mata de São João seja pequena e tenha menos de 50 mil habitantes. É o turismo que move a região, que sempre foi uma vila de pescadores – como parece ser o caso da maioria dos principais paraísos litorâneos do Brasil.

Entre os 12 km de praias (com direito a tudo que o mar da Bahia oferece) e mais diversas opções de ecoturismo, o visitante que se aventura nesse recanto cheio de charme não vai se arrepender.

Apesar do nome no singular, o turista pode visitar até seis praias diferentes distribuídas em 14 km de litoral enquanto estiver na Praia do Forte. Em toda a região, a vegetação que domina é a de coqueirais, fazendo com que seja conhecida como a Costa dos Coqueiros. A infraestrutura costuma ser boa, mesmo com o tamanho reduzido da vila, apresentando boas opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos, desde pequenos albergues e pousadas (simples, mas aconchegantes) até resorts sofisticados

VALE A PENA CONHECER PRAIA DO FORTE

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM PRAIA DO FORTE.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório