09/09/2019 0 comentários

CACHOEIRA

Durante os séculos XVIII e XIX, a riqueza gerada pela cana-de-açúcar e pelo fumo conferiam a Cachoeira poder e prestígio, que se refletiam no requinte dos edifícios desse período na cidade, considerada, na época, a segunda mais importante da Bahia.

Cachoeira foi sede de governo durante a Guerra da Independência. Ali foram organizados e treinados os batalhões que lutaram em Salvador e em Cachoeira contra os ataques portugueses. Nessa guerra destacou-se Maria Quitéria de Jesus Medeiros, que lutou travestida de homem. Outra filha ilustre de Cachoeira foi Ana Néri ( 1814-1880), a primeira mulher a se formar como enfermeira no país, que participou da Guerra do Paraguai.

A cidade teve grande importância na economia do estado também em razão de sua indústria fumageira. A partir da segunda metade do século XIX, fábricas instaladas na outra margem do rio Paraguaçu, onde hoje se situa a cidade de São Félix, como a Vieira de Melo, a Costa Ferreira & Penna, a Dannemann, a Suerdieck, a Pimentel e a Cia. de Charutos Pook produziam charutos de alta qualidade.

Em 1971, Cachoeira foi tombada por seu conjunto arquitetônico dos séculos XVIII e XIX, em estilo barroco e neoclássico. Infelizmente, uma boa parte desse patrimônio encontra-se em ruínas. Os investimentos governamentais para recuperação dessas relíquias históricas têm sido liberados a conta-gotas.  A ponte de ferro sobre o rio Paraguaçu, que liga Cachoeira a São Félix, construída a mando do imperador D. Pedro II, que a importou da Inglaterra, não se encontra em boas condições. Ao atravessá-la, se estiver de carro, vá com calma, pois o chão é coberto com tábuas ( algumas, soltas). Se estiver a pé, olhe bem por onde pisa.

A cidade é famosa pelos muitos terreiros de candomblé. Suas festas religiosas e as juninas são monumentais, com missas, procissões, palestras, comidas típicas e samba-de-roda. Não se surpreenda ao ouvir visitantes falando francês, inglês, espanhol, alemão ou mesmo japonês. Em tempos de festa, tudo fica lotado, mas alguns moradores alugam quartos em suas residências. Informe-se no Posto de Informações Turísticas da R. Ana Néri, ao lado da Igreja Matriz.

VALE A PENA CONHECER CACHOEIRA

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM CACHOEIRA.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório