09/09/2019 0 comentários

BOIPEBA

A Ilha de Boipeba está inserida no Arquipélago de Tinharé, que compõe o município de Cairu, situado no Baixo Sul da Bahia. Boipeba é cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno e se destaca por uma rara beleza natural e grande diversidade dos seus ecossistemas.

Em virtude do patrimônio natural, a região foi reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade e a ilha está integrada à Área de Preservação Ambiental das Ilhas de Tinharé e Boipeba.

Boipeba é o local perfeito para viajantes que preferem passar as suas férias mais próximos da natureza e buscam a paz para relaxar e descansar. O lugar é ideal para desconectar-se por alguns dias e curtir suas praias desertas na sombra dos coqueiros e fazer belos passeios a pé, de lancha ou de canoa. Para quem procura um pouco de divertimento, encontra na vila de Boipeba uma variedade de bares e restaurante

O nome de Boipeba se originou da palavra tupy – m’boi pewa – que quer dizer cobra chata, em referência a tartaruga marinha. Boipeba é um dos locais de colonização mais antigos da Bahia, pois, em 1537, os jesuítas fundaram a Aldeia e Residência de Boipeba. A ilha é formada pelos povoados de Velha Boipeba, São Sebastião (Cova da Onça), Moreré e Monte Alegre.

Os únicos acessos são marítimo ou fluvial. O acesso fluvial é mais utilizado devido à segurança oferecida pelas águas calmas do estuário. No entanto, este acesso pelos canais é dificultado pela pequena profundidade e existência de bancos de areia. Para a ilha não atravessam automóveis, sendo os percursos feitos a pé ou de trator. Esta característica desempenha um papel importante na conservação ambiental e provoca a motivação do turismo ecológico.

Boipeba contempla floresta densa da Mata Atlântica, restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes de grande valor ecológico e paisagístico.

Os recifes se estendem pela costa e tornam as praias abrigadas das ondas e correntes. Estes recifes são muitos largos e cortados por canais e poças. Têm uma grande variedade de corais, algas, peixes, moluscos, ouriços, estrelas e outros. Além disso, pode-se constatar a existência de tartarugas marinhas na região, as quais desovam em diversas praias da ilha.

As áreas florestais encontradas na ilha servem como abrigo para diversas espécies da fauna, destacando-se uma grande variedade de aves e colibris, tatus, teiús, raposas e outros.

O clima tropical de Boipeba permite viajar durante todo o ano. É mais quente entre outubro e março e a partir de abril, o clima fica mais ameno. Chuva cai principalmente entre maio e julho. Neste período, pode chover por alguns dias, mas geralmente o sol retorna logo. Com temperaturas quentes, pode tomar banho durante todo o ano.

VALE A PENA CONHECER BOIPEBA

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM BOIPEBA.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório