09/09/2019 0 comentários

BAIXIO

Baixio vem se consolidando como um destino que atrai turistas que buscam integração com a natureza e entendem a importância da preservação da região. A filosofia do turismo sustentável, implementada pelos gestores do local, também contribui para a preservação da biodiversidade e beleza de suas riquezas naturais.

Localizado no município de Esplanada, a pouco mais de cem quilômetros de Salvador, Baixio é um destino super procurado por baianos, principalmente no verão. Considerado o paraíso das lagoas da Bahia, o povoado tem entre suas principais atrações a Lagoa Azul, Lagoa Verde, Panela, Inhambupe e Mamucabo.

As águas cristalinas das lagoas, vinda de 14 nascentes da região, fazem da vila um lugar natural paradisíaco! Lá, você poderá fazer passeios ecológicos e trilhas para explorar melhor os quatro cantos de Baixio.

A principal lagoa é a Azul, considerada a mais imperdível de todas. Para chegar até ela, é preciso fazer uma trilha de mais ou menos 30 minutos. Depois da caminhada, você poderá mergulhar e descansar nas dunas de areia.

Baixio é super simples, ainda pouco conhecido por turistas no âmbito nacional. A infraestrutura turística da vila é mínima. O máximo que você poderá encontrar é uma área de lazer na principal praça, algumas pousadas e hotéis .

O turismo da região é todo comandado por uma empresa, a Prima Imobiliários e Projetos Turísticos, através de uma gestão sustentável, onde eles controlam o número de pessoas que entram e saem da lagoa todo dia, no máximo 35, e cobram taxas de visitação de visitantes de fora de Esplanada.

A lagoas de Panela e Verde estão mais distantes, cerca de oito quilômetros do centro da vila. Mesmo assim, faça um esforço e não deixe de conhecê-las! Você ficará encantado! Lá, você poderá praticar remo e canoagem, já que elas são bem maiores que a Azul.

Já, Mamucabo, apesar de contar com uma coloração mais escura da água, possui um mirante imperdível. Apesar da trilha íngreme, o visual vale o esforço!

VALE A PENA CONHECER BAIXIO

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM BAIXIO.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório