09/09/2019 0 comentários

ARRAIAL D'AJUDA

Arraial d’Ajuda é um distrito do município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 16 997 habitantes, sendo 8 543 homens e 8 454 mulheres, possuindo um total de 7 741 domicílios particulares.

A pequena vila se caracteriza pelas suas praias paradisíacas, natureza exuberante e construções com um estilo único. Atrai turistas de todo o mundo e é considerada um ponto de encontro de escritores, músicos e artistas.

Batizado com esse nome de tradição cristã foi mais uma homenagem a Tomé de Sousa e aos primeros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: ConceiçãoSalvador, e Ajuda – que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas. Inicialmente chamado de Arraial de Nossa Senhora d’Ajuda, em homenagem à Santa Padroeira, aos poucos o nome foi sendo reduzido e, na criação legal do Distrito, ficou definitivamente Distrito de Arraial d’Ajuda. Não existem variações – somente a forma “Arraial d’Ajuda” é a correta. Hoje em dia, até em documentos da prefeitura encontramos o nome escrito erroneamente – Arraial D’ajuda.

Na língua portuquesa, a preposição não deve ser maiúscula e sim o nome próprio, d’Ajuda. Em 25 de janeiro de 1984 foi fundada a Sociedade Amigos do Arraial de Nossa Senhora d’Ajuda. Isso comprova como esse era o nome utilizado formalmente na década de 80 ou anteriormente.

A construção da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda começou em 1550, pois os jesuítas só aqui chegaram no final de dezembro de 1549. Atualmente, centenas de fieis peregrinam anualmente até a Igreja a fim de celebrarem a Romaria, procissão que ocorre de 6 a 15 de agosto em homenagem a padroeira do distrito.

A estrada para o rio Mucugê, mais conhecida como rua do Mucugê, é onde se encontra a maior concentração de lojas e restaurantes da região. O estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento de seus estabelecimentos lhe renderam o apelido de “Rua mais charmosa do Brasil”. Ao final da rua Mucugê se tem acesso a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga.

A praia de Apaga-Fogo, é a primeira praia para quem chega de Porto Seguro via balsa. Nela alguns esportes náuticos como o Windsurf são praticados. Na maré baixa os recifes formam piscinas naturais.

Na praia de Araçaípe com areia repleta de conchas e mar calmo que se formam piscinas naturais na maré baixa. A praia dos Pescadores, situada entre Praia do Mucugê e a Praia de Araçaípe. Esta localizada a 1 km do centro.

Na praia do Mucuge, o mar é tranquilo por causa dos recifes que formam piscinas naturais. Nela há barracas que promovem luaus em algumas épocas do ano. Nele, está lcoalizado o maior parque aquático do estado, o Eco Parque Arraial d’Ajuda. A praia do Parracho, praia com uma famosa barraca homônima onde há shows, carnavais fora de época, festas de universidades etc. Na maré baixa a larga faixa de areia serve para abrigar toda essa “galera”. Também é muito frequentada por mergulhadores.

Praia da Pitinga é uma das mais belas praias do Brasil. De areia fofa é um dos cartões postais do Arraial. Há um pedaço com barracas, logo no começo, sentido de quem vem da vila. Depois “desaparece” junto com as falésias e emenda com a do Taípe.

Tem a praia da Lagoa Azul que está localizada a 6 km do centro de Arraial d’Ajuda . A praia de Taípe, de mar aberto é isolada por falésias de até 20m; mas apesar disso tem barracas de apoio e acesso de automóveis antes da ponte sobre o Rio Taípe. No centro da praia há a Lagoa Azul, cujas areias são ricas em silicato de alumínio (substância utilizada na indústria cosmética), que dizem ser ótimas para a pele.

Na extensão do caminho que liga o centro de Arraial d’Ajuda a Porto Seguro encontra-se o bairro Quintas do Arraial, também conhecido como Estrada da Balsa, mesmo nome de sua via principal. O Quintas do Arraial está localizado entre o mar e uma planície de inundação. É repleto de hotéis, pousadas, barracas de praia, condomínios, e casas de luxo. Há também um parque aquático, um centro hípico e estabelecimentos comerciais.

O centro de Arraial d’Ajuda se destaca pelos diversos atrativos turísticos como restaurantes, bares e locais de interesse histórico, destacando-se a Praça da Igreja, centro histórico onde está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora d’Ajuda e diversas lojas de artesanato. Também a Bróduei, rua calçada com bares e lojas. E ainda a Rua do Mucugê, o principal atrativo turístico da cidade com restaurantes, bares, galerias de arte, dentre outros atrativos, em um estílo único que a fazem conhecida como “A rua mais charmosa do Brasil”.

Na extensão leste-oeste há um parque central que divide a cidade. Ao norte deste encontramos os bairros Sítio Dois Irmãos, Parracho, Sítio Panorâma, São José e Novo Arraial. E ao sul estão os bairros São Francisco, Guanabara, São Pedro, Santiago, Villas do Arraial, Corais do Arraial e Alto dos Villas.

VALE A PENA CONHECER ARRAIAL D’AJUDA

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM ARRAIAL D’AJUDA.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório