18/09/2019 0 comentários

CUIABÁ

Cuiabá tem uma população, estimada em 2017, de 590.118 habitantes sendo a área territorial do município de 3.291,816 km². População da região metropolitana de Cuiabá, estimada em 2016, é de 856 706 habitantes. Distância para: Brasília 1.133 km, São Paulo 1.614 km, Rio de Janeiro 2.023 km, Salvador 2.652km.

Em 8 de abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assina a ata da fundação de Cuiabá no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó, para garantir a posse da descoberta de ouro, dando inicio ao Arraial de Forquilha. Em outubro de 1722, índios escravos de Miguel Sutil, também bandeirante sorocabano, descobrem grande quantidade de ouro, maior que a encontrada anteriormente na Forquilha, na localidade chamada de”Lavras do Sutil, a rica jazida ficava nas proximidades do córrego da Prainha e da “Colina do Rosário, onde foi construída a histórica igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Sebastião. Em 1º de janeiro de 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Alvará de 9 de maio de 1748, cria a Capitania de Mato Grosso e Cuiabá. Cuiabá foi elevada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, tornando-se a capital da então província de Mato Grosso em 28 de agosto de 1835.

Mato Grosso, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX. Desde então, apresentou um crescimento populacional acima da média nacional, atingindo seu auge nas décadas de 1970 e 1980. O município está situado às margens do rio de Cuiabá e vizinho do município de Várzea Grande. Seus casarões, becos e vielas de uma época em que o ouro era abundante, nos remete a um passado ainda presente nas várias construções de época encontradas pela cidade, e cujo espírito religioso de sua gente, ainda se vê retratado nas igrejas, cujos estilos variados nos dão uma visão da mais pura arquitetura da época.

As danças folclóricas regionais como Cururu e o Siriri são embaladas por músicas com forte sotaque cabloco tirados da viola de cocho, do reco-reco e do ganzá são marcas da cultura cuiabana. O Rasqueado e o Lambadão, ritmos com forte influência paraguaia, são hoje a expressão cultural maior da música Mato-Grossense. Em Cuiabá as festas religiosas são uma atração a parte, com rituais, músicas, danças e comidas típicas, sendo a maior e mais popular a festa de São Benedito. O turista encontra de um lado planícies inundadas, lagos e rios habitados por uma infinidade de animais e pássaros, e de outro lado, paredões rochosos, cachoeiras, montanhas e canyons, num convite constante ao turismo e à aventura.

VALE A PENA CONHECER CUIABÁ

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM CUIABÁ.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório