18/09/2019 0 comentários

DOURADOS

Uma das maiores cidades do Mato Grosso do Sul, Dourados está situada no centro-sul do Estado, próxima à Serra de Maracaju que é o divisor de águas das bacias dos Rios Paraná e Paraguai. Dourados está cada vez mais sendo reconhecida por sua cultura e pelos costumes de seu povo, que possui um espírito guerreiro e forte, herdado dos indígenas. A força da agropecuária também reflete na cultura e nos costumes dos habitantes desta região.

O artesanato é um exemplo de produtos regionais mais encontrados na Cidade, assim como peças de cerâmica, que geralmente são pintadas de forma colorida, ou não, e na maioria das vezes representando animais de toda a região e do Pantanal. Estes trabalhos costumam conter detalhes em madeiras típicas de Dourados. Os artesãos da Cidade também produzem rendas de alta qualidade e outros tipos de tecelagem.

Dourados sofre grandes influências dos estados e países de seus colonos. Entre as principais destas influências estão as culturas paulista, sulista e de países, como: Síria, Líbano, Japão e Paraguai. Devido a Cidade ter laços estreitos com o Paraguai, os destaques na música vêm deste país, com gêneros como o chamamé, polca e guarânia.

A gastronomia de Dourados é incorporada por elementos da cultura paraguaia e indígena. Uma das comidas mais tradicionais é a chipa paraguaia, um salgado feito à base de polvilho e queijo.

Para quem gosta de conhecer novos restaurantes, Dourados é uma ótima opção, pois esses estabelecimentos vem crescendo a cada dia. As comidas são bem variadas, podendo ser regionais, nacionais ou internacionais. Comidas japonesas, chinesas, nordestinas, mineiras, gaúchas, árabes e italianas são destaques no Município. A variedade é tão grande por conta da cultura diversificada do povo douradense.

O tereré também é uma bebida muito comum na Cidade e no estado do Mato Grosso do Sul. É feita com erva-mate e água gelada, servida geralmente num recipiente feito de chifre de boi. É de fácil preparo e é sempre tomada nos encontros com amigos e familiares.

A cidade de Dourados possui um solo rico em matéria-prima, o que significa que a mesma possui uma produção diversificada. O principal rio da Cidade, o Rio Dourados, faz parte da bacia do Rio Paraná e sub-bacia do Rio Ivinhema. Os Rios Brilhante, Santa Maria e Peroba são os outros rios que também banham o Município.

A vegetação natural é de campos limpos, possuindo também muitas partes de cerrados e algumas de matas tropicais. O clima predominante é tropical de altitude, de verões amenos, sendo seco no inverno e tropical úmido no verão. A região de Dourados é um ótimo local para fazer turismo e conhecer, pois possui muitas opções de lazer, atrativos naturais e entretenimento. É considerada um dos principais centros turísticos do MS, possuindo muitos parques como o Horto Florestal e o Parque Antenor Martins. Além das áreas verdes, monumentos, como a Casa de Madeira e a Estação Ferroviária de Itahum, são locais que valem a pena ser visitados.

A cidade possui várias opções, entre elas cinemas, restaurantes, teatros e bares. Dourados possui uma vida noturna bem agitada, possuindo eventos durante o ano todo, como a Mostra de Dança que ocorre no mês de Junho reunindo grupos de todo o estado de MS. Em Novembro acontece também um evento organizado pelo Mercado Cultural, onde escritores que não tem oportunidade, expõem suas obras. Em Dezembro, a Festa das Nações reúne centenas de pessoas, essa festa conta com comidas típicas e apresentações culturais de vários países do mundo, uma excelente oportunidade de conhecer a cultura mundo afora.

VALE A PENA CONHECER DOURADOS

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM DOURADOS.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório