18/09/2019 0 comentários

SÃO DOMINGOS

São Domingos fica distante de Goiânia 600 km, tem uma população, prevista em 2016, de 12.448 habitantes sendo a área territorial do município de 3.295,737 km². O Parque Estadual de Terra Ronca é destaque, com várias cavernas e grutas.

Quando se passa a cavalo por sobre a caverna, o barulho do oco da terra parece que ela ronca. Os geólogos têm outra explicação a acomodação das placas tectônicas pode causar vibrações, que se confundem como um grande ronco. O som que vem das entranhas da terra batizou oParque Estadual Terra Ronca. Criado em 1989, o parque guarda, em seus 50 mil hectares, um fabuloso sistema de cavernas, com mais de 220 grutas. Em torno dele, a área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Geral de Goiás, com 60 mil hectares. A APA é considerada área de transição entre a floresta amazônica, a caatinga e o cerrado.

O povoamento deste município originou-se, no fim do século XVIII, a 2 km da atual sede, à margem do rio, conhecido por Arraial Velho, do qual restam apenas vagos vestígios. Em 1821, estabeleceram-se nas proximidades desse arraial os irmãos portugueses Domingos e José Valente, vindos da Bahia em busca de ouro, trazendo uma imagem de São Domingos Gusmão que deu nome à cidade e ao rio que a circunda.

A construção da capela, consagrada ao padroeiro São Domingos, estruturou o povoado que recebeu o nome de São Domingos que passou à categoria de distrito (vila), pela Lei Provincial nº 14, de 23 de julho de 1835, pertencente ao município de Arraias. Tornou-se município, através da Lei Provincial nº 14, de 14 de outubro de 1854, dando-se sua instalação, em 30 de abril de 1855.

VALE A PENA CONHECER SÃO DOMINGOS

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM SÃO DOMINGOS.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório