18/09/2019 0 comentários

ALTO PARAÍSO DE GOIÁS

Alto Paraíso de Goiás encontra-se no entroncamento rodoviário da GO-118 e GO-327, no coração da Chapada dos Veadeiros sendo seu principal Município. É considerada o santuário Goiano do misticismo, esoterismo e espiritualismo. Atravessada pelo Paralelo 14, da mesma forma que Machu Pichu, no Peru, proporciona fantásticas histórias sobre discos voadores e seres extraterrestres.

Além  do esoterismo, a cidade é propícia para o ecoturismo, visto que sua população tem uma consciência ecológica muito desenvolvida, e a natureza local é exuberante, com centenas de atrações dentre cachoeiras, vales, serras, fazendas, onde o acesso a esses locais se dá de automóvel até um certo ponto e depois caminhadas que podem variar de 300 metros a 10 km, porém todas inesquecíveis por sua beleza e magia

O povoamento da região ocorreu com a implantação de uma fazenda na segunda metade do século XVII por Francisco de Almeida, passando a se constituir num pequeno núcleo de colonização, denominado Veadeiros, no qual foram agrupando lavradores. Nesta época radicaram-se também Firmino de Almeida Salermo, José Pereira Barbosa e Manuel Caboclo que se dedicaram à pecuária e ao cultivo do café. O clima e o solo da região demonstrara-se favoráveis ao cultivo do trigo e, segundo registros históricos , as primeiras sementes foram introduzidas por alguns egípcios que vieram da Bahia por volta de 1800.

O município é um dos mais apreciados cartões-postais de Goiás. A exuberante natureza esconde cenas quase mágicas, como o pôr do sol, as montanhas, os canyons, as cachoeiras, as minas de cristal, as flores do cerrado e a energia que emana do solo.

Em Alto Paraíso de Goiás estão instalados mais de 40 grupos místicos, filosóficos e religiosos sendo reconhecida pelos espiritualistas de todo mundo como uma das regiões do planeta destinadas a receber seres escolhidos pelos planos superiores da vida e que podem ser classificados com os artífices da Era de Aquário, Alto Paraíso se destaca no Brasil e no mundo como a Capital Brasileira do Terceiro Milênio. O paralelo 14, que atravessa a lendária cidade de Machu Pichu, no Peru, também passa sobre Alto Paraíso, em um local denominado Jardim Zen, onde pedras e flores compõem um cenário místico , originando fantásticas histórias sobre a região: discos voadores e seres extraterrestres.

O município possui uma crescente estrutura para o turismo, com pousadas, hotéis e áreas de camping, a cidade está a cerca de 1.300 metros. de altitude o que torna o clima bastante ameno.
Encontra-se no município de Alto Paraíso de Goiás no distrito de São Jorge, a porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que foi criado através do Decreto Federal n.º 49.875 em 11 /01/61 , sendo sua área de 60.000 ha, constitui-se em uma importante área, uma vez que existem muitas espécies ameaçadas de extinção, habitando a sua área.

Visitantes de todas as partes chegam até aqui atrás da maravilha selvagem e praticamente intacta do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O principal rio que corta o Parque Nacional é rio Preto, afluente do rio Tocantins, que comporta belíssimas cachoeiras e  antigas formações rochosas que são consideradas uma das mais antigas do planeta, garantindo uma visão extasiante de pura beleza natural. Embora límpidas, suas águas são de uma tonalidade escura, que originou o nome do rio.

Ainda hoje encontramos dentro do parque , animais em processo de extinção, como o veado –campeiro, o lobo-guará, a capivara, as ágeis emas e os tucanos-de-bico-amarelo.

Fora do domínio do parque e ainda no distrito de São Jorge, encontramos o Vale da Lua onde o rio São Miguel corre entre rochas que impressionam pelas cores e pelas formas esculturais, talhadas pela força da água através dos tempos, o Espaço Infinito(Raizama), santuário de beleza selvagem, local bom para a prática do canyoning, em bela cachoeira no encontro entre os rios São Miguel e Raizama e a Morada do Sol, local onde há piscinas rodeadas por Lages de pedras que formam cascatas, ideal para hidromassagem.

Em novembro de 2000 o Cerrado e incluso nele a Chapada dos Veadeiros foi Decretada pela UNESCO como Reserva da Biosfera. As Reservas da Biosfera são instrumentos de gestão e manejo sustentável integrados com o objetivo de conservação da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável além da manutenção dos valores culturais.

O Município de Alto Paraíso apresenta uma grande variação altimétrica, que vai de 600 até cerca de 1.676m, região esta denominada de Pouso Alto, sendo portanto o ponto mais alto do estado de Goiás. O artesanato mais importante atualmente na região de Alto Paraíso, é aquele ligado à confecção de arranjos decorativos com plantas regionais. Feitos principalmente com flores, frutos e sementes, e comercializados com o nome “Flores do Cerrado”, esses arranjos dão empregos a diversas pessoas e chegam a atingir o mercado externo.

VALE A PENA CONHECER ALTO PARAÍSO DE GOIÁS

VEJA HOTÉIS & POUSADAS QUE INDICAMOS PARA VOCÊ EM ALTO PARAÍSO DE GOIÁS.

Deixe-nos saber o que você pensa

* Campo obrigatório